Alguns clientes enfrentaram recentemente problemas no acesso a sites em nosso servidor e até em outros servidores. Após vários testes podemos concluir que o problema está ligado a um servidor chamado DNS – Domain Name Server, ou em bom português, servidor de nomes de Domínios.
Este servidor executa uma função primordial para os usuários de internet.

Basicamente, os computadores ligados em rede precisam saber onde os outros computadores estão para “conversar” com eles. Quando você digita painel.lobohost.com.br, o seu computador precisa saber onde está e como chegar neste site. Só que a rede TCP é baseada em endereços numéricos, os chamados IPs. O DNS é responsável por traduzir para o computador o “nome” painel no “domínio” lobohost.com.br indicando para o computador qual o IP que ele deve se conectar.

Se o servidor DNS para de funcionar, ou tem algum tipo de falha em sua atualização – que me parece o caso dos usuários que reportaram problemas de navegaçã – o computador não sabe como chegar em determinados sites.

Programas como o Live Messenger continuam operando, pois navegam diretamente usando o endereço IP.

Mas, como contornar o problema em uma situação como estas? A solução é simples: Usar um DNS diferente. Neste site você encontra uma lista enorme de DNS dos mais variados provedores. Você pode usá-los em sua conexão para contornar o problema. Recomendamos a Utilização dos DNSs da Google por serem Confiáveis e mais Rápidos (8.8.8.8 e 8.8.4.4).
Agora, como usar? No Windows, faça o seguinte:

Tela de configuração de propriedades de rede permite a inserção manual de servidores DNS primário e secundário.

• Clique em iniciar, configurações, conexões de rede;
• Na janela que será aberta, clique com o botão direito do mouse sobre sua conexão e vá até propriedades;
• Selecione o item Protocolo TCP/IP e clique no botão propriedades;
• Na janela que será aberta, selecione a opção Usar os seguintes endereços de servidor DNS;
• Coloque um endereço preferencial (na lista que indiquei no link acima, entenda preferencial como primário);
• Coloque outro endereço no campo alternativo (ou secundário).
• Clique em OK e em OK novamente;
• Teste a navegação (o ideal é fechar o navegador)

Caso a navegação não seja normalizada:

• Clique em iniciar, executar e escreva CMD, clicando em OK na sequência;
• O Windows irá abrir a janela da linha de comando, nela escreva: ipconfig /flushdns e dê ENTER.
• Feche a janela da linha de comando e tente navegar novamente.
• Caso continue não dando certo, teste outros servidores DNS, repetindo o procedimento desde o começo.

Importante: Se em suas configurações já houver um DNS configurado, anote-o para retornar à configuração original.

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